quarta-feira, 20 de maio de 2020

SUGESTÕES DE LEITURA SOBRE A FORÇA AÉREA PORTUGUESA



Hoje sugerimos aos nossos amigos uma conjunto de livros sobre a Força Aérea Portuguesa.
Em primeiro lugar sugerimos o livro A Transformação do Poder Aeroespacial, Tendências Internacionais e as Operações Expedicionárias da Força Aérea, de V.A.. Este volume analisa com rigor a evolução/roturas a que o poder aeroespacial esteve sujeito nos últimos anos, as tendências, e as operações militares em que a Força Aérea esteve envolvida, assim como as principais ilações retiradas, que irão definir o seu futuro. Um livro indispensável para todos os que desejam saber mais sobre o poder aéreo e sobre a Força Aérea.
Em segundo lugar sugerimos Guerra Aérea Remota, A Revolução do Poder Aéreo e as Oportunidades para Portugal
Neste volume, resultado de uma tese de doutoramento, o autor expõe com meridiana clareza o impacto dos UAV's na geoestratégia global, no poder aéreo, e o posicionamento português face a esta nova tecnologia e sistemas de armas. Um livro inédito sobre o assunto em Portugal.
Por último, e numa linha diferente, sugerimos vivamente a leitura do livro Base Aérea de Tancos 1921-1994. Neste volume de grande formato, profusamente ilustrado, o leitor ficará a conhecer a história de uma das mais emblemáticas unidades da Força Aérea.
Três livros indispensáveis sobre a Força Aérea Portuguesa. O passado e o futuro.
Boas Leituras!



terça-feira, 19 de maio de 2020

SUGESTÕES DE LEITURA: FORÇAS ARMADAS PORTUGUESAS NOS BALCÃS




Hoje sugerimos aos nossos amigos um conjunto de livros sobre os Balcãs, mais concretamente sobre a presença de forças militares portuguesas na região.
O livro Testemunhos de 14 Anos de Forças Nacionais Destacadas no Kosovo é talvez o livro mais completo sobre o assunto e reflecte as experiências, e o ponto de vista, dos militares envolvidos nas operações.
O livro Bósnia 96 é um belo livro, repleto de fotos de alta qualidade, sobre a participação portuguesa na Bósnia em que são abordadas praticamente todas as valências do Exército Português no teatro de operações. Um verdadeiro clássico da literatura sobre o tema. 
O livro Satrapia do Kosovo embora não trate especificamente sobre a temática proposta constitui um excelente manual para a compreensão do que esteve em causa e reflecte a visão de um diplomata de carreira fortemente envolvido no processo negocial.
O livro O Beijo da Quissonde conta-nos histórias pouco conhecidas que o autor viveu na região onde esteve presente, no terreno, como oficial Comando. 
São 4 livros fundamentais para todos aqueles que deseja saber mais sobre as forças armadas portuguesas e a sua participação nas missões de apoio à paz.
Boas Leituras!