sábado, 9 de janeiro de 2010

PORTUGAL EM CRISE, DA AGONIA DA MONARQUIA À IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA

No ano em que se comemoram os 100 anos da Implantação da República em Portugal, destacamos um livro, composto por uma antologia de textos escritos por algumas das mais influentes personalidades da época.
Foi intenção dos editores incluírem, de forma transversal, num só volume, boa parte das questões estruturais que afligiam Portugal em fim de Regime.
O presente volume possui contributos de Antero de Quental, Bernardino Machado, Manuel de Arriaga, Vieira de Castro e outros, que escrevem textos sobre a agonia das Finanças Públicas, a Educação, a viabilidade do Regime Monárquico, sobre a questão do Império, a questão do Iberismo e do Federalismo, a Defesa e Segurança Nacionais, só para citar alguns.
Com acutilantes pinceladas, os autores retratam afinal os vícios e as debilidades de um Portugal centenário onde era visível e manifesta a descrença e o afogo moral da Nação.
A título de exemplo, deixamos um excerto da autoria de Bernardino Machado que escreve a propósito da Educação "E fez-se pior do que destruir o ensino: desacreditou-se... A tal ponto de em vez de se clamar - escolas! Sente-se mas é por vezes a necessidade de gritar - abaixo as escolas! É que não há só a influência do ensino sobre o governo; há também a reciproca influência do Governo sobre o ensino. E mau Governo não pode dar mais que mau ensino."
Passado um século e em retrospectiva, o que mais impressiona neste livro, é que a maioria dos problemas que afligiam o Portugal da Monarquia, continuam a ser pertinentes e a merecer apurada reflexão.
Boas Leituras.