terça-feira, 17 de março de 2009

SESSÃO DE LANÇAMENTO DO LIVRO HOSPITAIS DE GAIA UM SÉCULO DE HISTÓRIA

No passado dia 19 de Dezembro de 2008 teve lugar a sessão de lançamento do livro Hospitais de Gaia, Um Século de História. O Evento decorreu nas instalações do Hospital Eduardo Santos Silva, antigo Sanatório D. Manuel II e contou com a presença do Dr. Jorge Sampaio, (Enviado Especial das Nações Unidas para a Luta Contra a Tuberculose). A apresentação pública do livro esteve a cargo do Professor Fernando de Sousa, Presidente do CEPESE, (Centro de Estudos da Economia, População e Sociedade). Estiveram igualmente presentes o Presidente do Conselho de Administração, Dr. João Ferreira, os elementos da Comissão Editorial e os responsáveis da Fronteira do Caos Editores.

O evento teve enorme adesão por parte das forças vivas do concelho, assim como dos profissionais do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia.


O Dr. Jorge Sampaio a proferir a sua intervenção relacionada com a problemática da Tuberculose no mundo, que longe de estar controlada, gera novos e pertinentes desafios associados à pobreza e à exclusão social.


Aspecto geral do Pavilhão Satélite do Hospital Eduardo Santos Silva. Na mesa, à esquerda, o Professor Fernando de Sousa Presidente do CEPESE e à direita o Dr. João Ferreira, Presidente do Conselho de Administração.

Foi um evento memorável, com uma organização primorosa por parte do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho E.P.E, e que muito enriqueceu todos os presentes.
O livro Hospitais de Gaia foi publicado no âmbito do ciclo de comemorações dos 30 anos da criação do CHVNG, dos 60 anos do início de actividade do Sanatório D. Manuel II, dos 90 anos do início de actividade do Sanatório Marítimo do Norte, e resulta de uma parceria entre a Fronteira do Caos e o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho E.P.E.