quarta-feira, 21 de outubro de 2009

PORQUÊ DEUS SE TEMOS A CIÊNCIA?

Novidade

Estará à venda esta semana, em todo o país o livro Porquê Deus se Temos a Ciência?
O primeiro livro da colecção Rumos do Pensamento, com coordenação editorial do Professor Doutor Manuel Curado, reúne textos de diversos especialistas nacionais e trata do diálogo entre Ciência e Religião. Este livro tem contributos de Manuel Curado (Org.); Alfredo Dinis; Álvaro Balsas; Artur Galvão; Francisco Teixeira; Miguel Vieira; Paulo Alexandre e Castro; Sofia Reimão.

Deixamos o leitor com um excerto do texto:
Deus não se vai embora. Todas as pessoas mais cedo ou mais tarde têm de ter uma posição sobre a existência de Deus. Não se conhece nenhuma sociedade que não tenha crenças e comportamentos religiosos. Estes dois factos são extraordinários. Se existissem excepções, a vida humana seria radicalmente diferente… Seja como for, a relação entre os seres humanos e o religioso é inesgotável. O presente volume procura compreender alguns dos aspectos dessa relação…
Estamos perante um choque de titãs. A explicação religiosa da realidade não parece admitir a explicação científica, e vice-versa. Deriva isto de vivermos num mundo que só tem uma verdade? Deriva isto das limitações das estruturas cognitivas dos seres humanos? Deriva isto do estado de conhecimento científico que alcançámos? Ninguém tem ainda a certeza de como responder a estas questões. Não sabemos se a aparente incompatibilidade entre a Religião e a Ciência é circunstancial ou constitutiva. O debate está aberto e, tanto quanto pode ser percebido, está para durar.


terça-feira, 20 de outubro de 2009

COLECÇÃO RUMOS DO PENSAMENTO

Manuel Curado
Coordenador Editorial da Colecção Rumos do Pensamento
Fronteira do Caos Editores
Com coordenação editorial do Professor Doutor Manuel Curado vai ser lançada esta semana a colecção Rumos do Pensamento. A presente colecção visa publicar textos do mais alto nível científico e académico, com amplitude suficiente para abarcar diversas áreas do saber, como a Filosofia, a Bioética, Sociologia, Ciências Cognitivas, Medicina ou a Teologia, só para citar alguns. Os livros a publicar serão de autores nacionais e internacionais, estando prevista a publicação de três livros até Fevereiro de 2010. O primeiro livro desta colecção intitula-se «Porquê Deus se Temos a Ciência?» e consiste numa antologia de textos, escritos por diversos especialistas acerca do diálogo entre ciência e religião

Breve Curriculum Vitae
do Professor Doutor Manuel Curado
Professor da Universidade do Minho, Auditor de Defesa Nacional, Doutorado cum laude pela Universidade de Salamanca, Mestre pela Universidade Nova de Lisboa, Licenciado pela Universidade Católica Portuguesa, de Lisboa, e titular do Curso de Alta Direcção para a Administração Pública. Autor dos livros Direito Biomédico (2008), Luz Misteriosa: A Consciência no Mundo Físico (2007) e O Mito da Tradução Automática (2000). Editor dos livros Questões Actuais de Bioética (2009), Cartas Italianas, de Verney (2008), Mente, Self e Consciência (2007) e Consciência e Cognição (2004). .