quarta-feira, 12 de abril de 2017

CONHEÇA O NOSSO PORTO DE EMÍDIO CARREIRO E PAULO MOURA

Estará brevemente disponível nas livrarias de todo o país o livro Conheça o Nosso Porto de Emídio Carreiro e Paulo Moura.
O livro que agora damos à estampa revela-nos, em fotos de elevada qualidade, preciosos recantos que definem a essência da «Mui Nobre e Leal Invicta Cidade do Porto».
Um livro a não perder!

terça-feira, 11 de abril de 2017

PORTUGAL E AS CAMPANHAS DE ÁFRICA: da imposição da soberania à Grande Guerra


Recomendamos vivamente a leitura do livro Portugal e as Campanhas de África: da imposição da soberania à Grande Guerra.
O presente livro, com coordenação de Carlos Afonso e Vitor Borges, é o resultado das conferências apresentadas no Seminário com o mesmo nome, realizado no IUM, entre os dias 25 e 26 de Junho de 2015.
Uma publicação imprescindível para aqueles que desejam saber mais sobre o 1 conflito mundial  e as suas implicações no teatro de operações africano.
Boas Leituras!

segunda-feira, 10 de abril de 2017

A BATALHA DE LA LYS - 99 ANIVERSÁRIO

Dia 9 de Abril de 1918!
Celebra-se hoje o 99 aniversário da Batalha de La Lys.
Foi na madrugada do dia 9 de Abril que as forças alemãs lançaram a Operação Georgette, que teve início com uma terrível barragem de artilharia.
Após horas de constante e preciso bombardeamento que desarticulou o dispositivo português, o exército alemão lançou um poderoso ataque recorrendo a tropas especiais, que utilizaram tácticas e meios inovadores para a época, e cujo objectivo era lançar o caos nas linhas aliadas.
Como se comportaram as forças portuguesas?
O resultado foi aquele que os ingleses esperavam?
Teve a Operação Georgette o efeito desejado pelos alemães?
As resposta a estas, e muitas outras questões, é dada por António José Telo e Pedro Marquês de Sousa no livro O CEP, Os Militares Sacrificados pela Má Política.
Um livro que contém uma nova interpretação de fontes constantes em arquivos internacionais indispensável para a compreensão do século XX em Portugal!
Boas Leituras!