quinta-feira, 9 de abril de 2009

D. NUNO ALVARES PEREIRA O CONDESTÁVEL DE PORTUGAL

O Papa Bento XVI anunciou, para o próximo dia 26 de Abril, a canonização de D. Nuno Álvares Pereira, figura ímpar e incontornável da história de Portugal. Este acontecimento, é motivo de grande satisfação para todos os portugueses, que perante as dificuldades da vida e do mundo em que vivem, assistem a um acto de grande significado. D. Nuno Álvares Pereira viveu numa época de enormes desafios: desafios políticos, estratégicos, sociais e económicos. As crises do seu tempo tiveram custos e exigiram sacrifícios humanos e materiais dificilmente compreendidos por nós, sociedade contemporânea. Por isso, não será exagerado escrever: conheçamos o seu percurso, tomemos o seu exemplo, inspiremos-nos na sua vontade e juntos ultrapassaremos todas as dificuldades.
De autor anónimo A Cronica do Condestável de Portugal, D. Nuno Álvares Pereira é um texto do século XV, que a Fronteira do Caos Editores publicou com actualização ortográfica. A responsabilidade deste trabalho ficou a cargo da Dra. Teresa Lacerda, Mestre em História, que desenvolveu um trabalho de altíssima qualidade técnica e literária, e acima de tudo com enorme rigor científico. O respeito pelo documento original foi a sua principal preocupação. Desta forma disponibilizamos ao leitor contemporâneo um texto fundamental para compreender quem foi D. Nuno Álvares Pereira e qual a sua importância na história de Portugal.
Deixamos ao leitor um excerto do livro:
"Amigos! Eu não sei que vos diga mais, mas quero dizer-vos que quanto mais forem os castelhanos e maior a sua grandeza, mais acrescentada ficará a nossa honra e louvor quando os vencermos. Quanto ao facto de estarem nas hostes dos castelhanos os meus irmãos não vos preocupeis, pois garanto-vos que mesmo que entre eles estivesse meu pai eu não deixaria de lutar pelo meu Mestre, nem deixaria de defender a terra que me criou.
Para que creiam em mim, prometo-vos que serei o primeiro a lutar contra os meus irmãos. Quanto a sermos poucos e eles muitos não deveis por isso duvidar que estais praticando uma grande obra: não vos esqueceis que já aconteceu os poucos vencerem os muitos. Rogo aos que quiserem ir comigo a esta batalha que atravessem este riacho."
«Resposta de D. Nuno Álvares Pereira aos receios dos seus homens na véspera da Batalha dos Atoleiros»

CONVITE O LADRÃO DE LIVROS

A Fronteira do Caos Editores e o autor convidam Vossa Excelência para a sessão de lançamento do livro, O Ladrão de Livros da autoria de Carlos J. Barros, a ter lugar no próximo dia 25 de Abril pelas 18 horas, na Livraria Alêtheia. A apresentação pública do livro será da responsabilidade de Paulino Coelho.

CONVITE A EXPLICAÇÃO DO SOL

A Fronteira do Caos Editores e o autor, convidam Vossa Excelência para a apresentação pública do livro A Explicação do Sol da autoria de Mário Contumélias, a ter lugar no próximo dia 16 de Abril, na FNAC do Vasco da Gama, pelas 19 horas. A apresentação pública do livro será feita pela Dra. Manuela Gonzaga.

Deixamos o leitor com um excerto do livro:
"Há momentos assim, em que um homem sai das suas fronteiras, procura outros territórios emocionais. Busca reconstruir-se, sentir-se realmente vivo e não apenas sobrevivente.
E fá-lo, tantas vezes, nos olhos de uma mulher, no seu corpo quente e sibilino, na imensa sabedoria que só elas podem ter, senhoras da vida e da morte, donas do sorriso e do pranto, do acalanto e da ira, da generosidade e da mais impiedosa das friezas. As mulheres são seres alados, voam no mais alto dos céus, poisam nas escarpas mais afiadas, mergulham na mais flamante das setas."

segunda-feira, 6 de abril de 2009

SEGREDOS O NOVO LIVRO DE JOÃO PEDRO MARTINS

NOVIDADE
Após o bem sucedido Céu Negro, é com todo o gosto que a Fronteira do Caos Editores volta a editar um livro da autoria de João Pedro Martins. Sem desejar levantar o véu acerca do livro Segredos, gostariamos apenas dizer, que é um livro extremamente urbano e com uma dinâmica literária à qual João Pedro já nos habituou. O livro estará disponível em todo o país a partir do dia 20 de Abril.
Deixamos o leitor com um excerto do livro:
"Tu pensaste que era possível sair sempre impune. Não sabias que trair aqueles que de ti gostavam seria motivo da mais dura punição que se pode ter, a privação, a privação de contacto posterior. O castigo mais duro contudo é sempre atribuído aos outros, aos que são traídos. É um duplo sofrimento. Porque são eles que ainda por lá ficam sem explicação e sem remédio. Alguns nunca superam esses males e os fragmentos de vida que os atormentam são de facto mais dolorosos que os do causador de tal situação. Os teus não são mesmo nada maus. Tiveste sempre grande sorte. Mas não te estava reservado mais nada do que aquilo que tiveste. As coisas são como são, ainda te lembras? Um dia resolveste conduzir enquanto ias acabando com uma garrafa de uísque, bebias uma por dia depois de te separares da mulher com quem vivias, seguias a caminho de casa de outra que contigo queria estar, mas não sabias, estavas longe de imaginar que eu já estava a caminho para te capturar, para te dar descanso. Foi isso que aconteceu quando largaste a garrafa de uísque no banco do lado para atenderes o telefone que estava caído a teus pés. Eu estava ali mesmo, na curva seguinte, à tua espera. Já te lembras de mim nos teus sonhos?"

domingo, 5 de abril de 2009

APRESENTAÇÃO PÚBLICA DO LIVRO O SILÊNCIO DOS TEUS OLHOS

A Fronteira do Caos Editores, a Chá d'Arte e o autor convidam Vossa Excelência para a apresentação pública do livro, O Silêncio dos Teus Olhos no próximo dia 11 de Abril, pelas 17 horas no Espaço Chá d'Arte, em Loulé.