sábado, 25 de outubro de 2014

APRESENTAÇÃO DO LIVRO CÉREBRO: A MENTE COGNITIVA SOCIAL NA PROMOÇÃO DE COMPETÊNCIAS PSICOSSOCIAIS EM GRUPO DE PARES DE DÉBORA ELIJAH

Vai ter lugar hoje pelas 21 horas, no Hotel da Música no Porto, o lançamento do mais recente livro de Débora Elijah.
O livro Cérebro; A Mente Cognitiva Social na Promoção das Competências Psicossociais em Grupo de Pares tem como objecto principal: "A focalização cuidadosa das Ciências Sociais e Humanas com as questões da infância e da adolescência, em especial com os grupos de pares (esse laço tão relevante no processo de socialização e na construção do self) que marcou de forma indelével a autora desta aventura conceptual, ela própria um exemplo de plasticidade cognitiva ao longo do seu multifacetado trajecto de vida pessoal e profissional. O objecto central deste livro é, no fundo, destacar que grande parte das experiências interpessoais da criança, nas sociedades contemporâneas, ocorrem em ambientes escolares e que tal constitui razão mais do que suficiente para que estas organizações estejam devidamente preparadas para mediar as relações interpessoais e que o êxito (ou o fracasso) social pode depender desse processo".

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

CÉREBRO: A MENTE COGNITIVA SOCIAL NA PROMOÇÃO DAS COMPETÊNCIAS PSICOSSOCIAIS EM GRUPO DE PARES DE DÉBORA ELIJAH

Será lançado esta semana o livro Cérebro: A Mente Cognitiva Social na Promoção das Competências Psicossociais em Grupo de Pares da autoria de Débora Elijah.



Débora Elijah é neuropsicóloga e consultora educacional, com base familiar e profissional em Londres, onde é directora do Elijah Social Cognitive Skills Centre, que promove a intervenção precoce em crianças de 2 a 4 anos de idade portadoras de atrasos no desenvolvimento global, autismo, dificuldades sociais de comunicação, etc. A partir da sua experiência profissional em países tão distintos como Bélgica, Israel, França, Inglaterra, Portugal e Brasil, desenvolve há mais de uma década um programa denominado PROSCIG – Programa Sócio-Cognitivo de Intervenção
em Grupos de Pares em Redes Sociais – um programa para escolas, que tem como objectivo promover as competências sociais de crianças dos 6 aos 11 anos de idade no seio de Grupos
de Amizade (Friendship Groups), sobretudo de crianças de baixa competência psicossocial.
Fez o seu doutoramento em Psicologia Cognitiva Clínica e Psicologia Social com confluência em Psicologia da Educação na Universidade Fernando Pessoa, no Porto, e obteve o seu DEA em Neuropsicologia na Universidade Católica de Louvaina, Bélgica, onde foi diretora-adjunta de um centro para crianças e jovens deficientes, tal como no Brasil já fora fundadora da CIAPEMA (centro de assistência, pesquisa e estudos para menores adultos com autismo e dificuldades sociais de comunicação) e investigadora na Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Conhecida pela sua abordagem holística da problemática, trabalhou com crianças e jovens em vários países do mundo e acredita que todas elas podem ser membros activos valiosos na família, na escola e na comunidade, contanto que aquelas que experimentem dificuldades sociais e de comunicação sejam
ajudadas a materializar o seu potencial.

CONVITE: A SATRAPIA DO KOSOVO