segunda-feira, 9 de março de 2009

O LADRÃO DE LIVROS MUITO PROVAVELMENTE O FENÓMENO LITERÁRIO DO ANO

Quando a Fronteira do Caos Editores recebeu o texto O Ladrão de Livros estava longe de pensar que iria ser confrontada com uma das mais belas peças literárias que teve oportunidade de ler, escrita por um autor português contemporâneo. O autor, Carlos Barros, jornalista de profissão tem de facto um dom: escrever. Neste momento, apenas será oportuno afirmar que Carlos Barros escreve ao nível dos grandes mestres da literatura portuguesa: Elegante, distinto e profundo, são adjectivos que assentam na perfeição ao estilo literário do autor. Um livro que certamente irá dar que falar. A sua comercialização está prevista para o próximo dia 20 de Março.
Deixamos o leitor com um excerto do livro
"Quando 'acordou' daquela letargia devidamente explicável, já o rapaz ia a uma distância razoável, seguiu-o. Pelo caminho ia roubando a fragrância que se desprendia dele, um perfume que bem conhecia, rompia com todos os protocolos conhecidos – docemente amargo, quando se perdia pela solidão e vertiginosamente salgado, quando planava sobre a ilusão. Pertencia-lhe aquela fórmula da sua própria existência, não tinha dúvidas de que a vida sobreviveria a mais um salto sobre a sua própria imagem – meio gelada, meio a arder – de sobrevivente. Desceu uma rua acentuada e viu o seu 'vulto' a entrar numa enorme porta, num antigo palácio – só depois se apercebeu que era a Biblioteca Municipal Braamcamp Freire. Desceu, o que viria depois a descobrir – a rua da 'amargura'. Apreciou durante poucos minutos – o tempo que a ansiedade permitiu – a paisagem do lado esquerdo que se estendia até ao rio Tejo. De novo ouviu aquele ruído metálico e rafeiro vindo de um rádio a pilhas, não vinha de lado nenhum o velho que calmamente empurrava a sua 'pasteleira'. Examinou, de forma delicada e complacente Matilde, e soltou um suspiro.
– Tenha cuidado – aclarou a garganta e repetiu – tenha cuidado com o que persegue.
– Desculpe?! – Matilde ficou numa paralisia quase profusa.
– Tenha cuidado – fixou-lhe os olhos e desceu fundo, como se de uma montanha russa se tratasse – ele é um 'Ladrão de Livros'. Rouba-lhes a alma e bebe-lhes a vida. – Naquele instante Matilde já olhava para um imenso vazio, o barulho do rádio tinha desaparecido e com ele as palavras que escutara.
– Mas não somos todos assim? – interrogou-se no meio da sua perplexidade – para que servem os livros? Não é para isso, para lhes roubarmos a Alma e lhes bebermos a Vida?"

CONVITE PARA A SESSÃO DE LANÇAMENTO DO LIVRO O TRIUNFO DAS MULHERES

A Câmara Municipal de Sesimbra, a Fronteira do Caos Editores e o Autor, Albano Sacramento Campos, convidam Vossa Excelência para a sessão de lançamento do livro O Triunfo das Mulheres a ter lugar no próximo dia 21 de Março, pelas 18 horas, na capela do Espírito Santo dos Mareantes em Sesimbra. A apresentação pública será feita pela Dra. Felicia Costa, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Sesimbra.

FOTOGRAFIAS DO LANÇAMENTO DO LIVRO A MENINA DOS CINCO OLHOS EM TAVIRA

Da esquerda para a direita: O Editor, Victor Raquel; a Autora Wu Trabulo; O Vice-Presidente do Clube de Tavira e a responsável pela apresentação pública do livro, a Dra. Maria Leonor Borges.



Aspecto geral da mesa durante a apresentação pública do livro A Menina dos Cinco Olhos.


A autora Wu Trabulo durante a sessão de autógrafos.
Mais uma vez a Fronteira do Caos editores agradece a forma carinhosa como foi recebida, e deseja novamente deixar uma menção pública acerca da irrepreensível organização por parte do Clube de Tavira.

FOTOGRAFIAS DA SESSÃO DE LANÇAMENTO DO LIVRO O SILÊNCIO DOS TEUS OLHOS NA BERTRAND DO VASCO DA GAMA

A família e amigos do autor reunidos num momento de grande significado, o lançamento do livro O Silêncio dos Teus Olhos na Bertrand do Centro Comercial Vasco da Gama. Ao centro Fernando Girão, o pai do Hugo, que tem motivos mais que suficientes para estar orgulhoso, por mais este livro escrito pelo seu filho.


Na foto dois grandes amigos, o autor Hugo Girão e Pedro Camilo, uma jovem promessa da música portuguesa.

Da esquerda para a direita: o mais recente autor da Fronteira do Caos, o jornalista Carlos Barros que escreveu O Ladrão de Livros, cuja publicação está prevista para o corrente mês de Março; Carla Cardoso, editora da Fronteira do Caos; Victor Raquel; Pedro Camilo e Hugo Girão.


Da esquerda para a direita: o Editor, Victor Raquel; o Autor, Hugo Girão e o responsável pela apresentação pública, o jornalista da RDP-Àfrica, João Pedro Martins.


Foi desta forma fantástica e descontraida que decorreu a apresentação pública de mais este romance de Hugo Girão. A Fronteira do Caos Editores agradece toda a atenção e simpatia com que foi recebida, em particular à Bertrand do Vasco da Gama pela deferência e profissionalismo na organização do evento.