sábado, 28 de março de 2020

SUGESTÃO DE LEITURA: OS CARDEAIS DE CAMARATE

Sugerimos aos nossos amigos a leitura deste livro intrigante e desafiador.
Tomamos a liberdade de partilhar o seu índice:  O Filho do Cardeal D. Henrique; As Iniciações do Cavaleiro D. André Henrique; André O Cavaleiro do Bosque Celta; André Conde e Cavaleiro da Aurora Dourada; Conde D. André Embaixador Secreto de Henrique IV; O Casamento de André e a Viagem a Florença; A Maldição Templária e o Assassinato do Rei,; O Nascer de Richelieu e o Ocaso da Aurora Dourada; O Cardeal Richelieu e a Independência de Portugal.
Um livro indispensável para os amantes da numerologia.
Boas Leituras!

quinta-feira, 26 de março de 2020

SUGESTÃO DE LEITURA: ANÍBAL, A MALDIÇÃO DO DEUS DE ISRAEL

Num cenário expansionista da República de Roma irá concluir porque é que a sua Guerra dos Cem Anos contra Cartago (264-146 a. C.) voltará na Guerra dos Cem Anos da Idade Média (1334-1452 d.C.) e será um vaticínio funesto para a Guerra dos Cem Anos actual (1914-2032), durando sempre 118 anos. Ao longo deste livro vai com certeza mudar de opinião de que o Universo e a História não têm acasos e coincidências. Numa altura em que os portugueses se sentem desmotivados perante o Mundo e a sua classe política, responsável por tantas crises financeiras, guerras e grandes assimetrias sociais, descubra na escrita deste livro quão importante foi e é a Luxitânia para o devir da Humanidade, uma realidade que Hannibaal, o herói perseguido pelos corruptos do seu povo, viria a constatar antes de se suicidar perto do Mar Negro.
Boas Leituras!

quarta-feira, 25 de março de 2020

NOVIDADE: TEXTOS DE UM TEMPO E ECONOMIA SOCIAL, HOMENAGEM A ANTÓNIO SÉRGIO

Já está disponível o mais recente livro de Glória Rebelo intitulado Textos de um Tempo e Economia Social, Homenagem a António Sérgio.
Neste livro e como nos é referido no seu prefácio da autoria de Maria Eduarda Gonçalves:
" ... as crónicas reproduzidas no presente volume incidem particularmente sobre temas de trabalho e de emprego, temas a que a autora tem dedicado grande parte da sua investigação na universidade, correlacionando-os e enquadrando-os à luz de múltiplas dimensões da vida e da evolução sociais como a família, as desigualdades sociais, o desenvolvimento e mesmo a democracia.
Também Glória Rebelo se socorre da “pena” não só para analisar a realidade social, apoiada em informação e dados objetivos, estatísticas, relatórios de instituições internacionais e nacionais, mas também como “arma de combate” na defesa de formas de organização socioeconómica e de políticas públicas em harmonia com o modelo de economia social e solidária de que o cooperativismo teorizado por António Sérgio emerge como paradigma."
Um livro que nos dá algo de novo para a reflexão social e económica tão importante nos dias de hoje.
Boas Leituras!

segunda-feira, 23 de março de 2020

SUGESTÃO DE LEITURA: HOSPITAIS DE GAIA, UM SÉCULO DE HISTÓRIA

Foram relativamente frequentes ao longo da história crises de epidemias, e pandemias, de diversas doenças e origens. Uma das mais brutais foi a tuberculose que até à descoberta de fármacos eficazes colocou graves problemas sociais e económicos e, acima de tudo, tinha uma taxa de mortalidade elevadíssima.
Em Portugal o problema foi grave e as autoridades tentaram por todos os meios dar a resposta possível a esta doença.
Conheça as medidas e o que foi feito para mitigar o problema com a leitura do livro Hospitais de Gaia, Um Século de História unidade de saúde construída de raiz para combater o verdadeiro flagelo que foi a tuberculose.
Ainda hoje esta unidade hospitalar continua na vanguarda do tratamento de diversas doenças pulmonares, sendo uma referência nacional e mesmo internacional.
Boas Leituras!