sexta-feira, 26 de junho de 2020

SUGESTÃO DE LEITURA: BANDAS DE MÚSICA NA HISTÓRIA DA MÚSICA EM PORTUGAL

Hoje sugerimos vivamente aos nossos amigos o livro Bandas de Música na História da Música em Portugal, de Pedro Marques de Sousa.
Como nos é referido no prefácio do livro: A obra que aqui se apresenta procura aclarar algumas destas questões de história, evolução, repertório, práticas performativas, et all, disponibilizando ao leitor informação recolhida em fontes dispersas e de carácter muito variado. 
A história de cada banda é única no sentido mais objectivo da afirmação uma vez que as pessoas que foram construindo essa história são objectivamente diferentes de banda para banda, assim como diferentes são as realidades sociais e económicas de cada comunidade que sustenta cada banda. Tentar concatenar numa única obra informação tão dispersa e tão variada, que vai de dados históricos factuais a práticas de repertório, passando por observações feitas na primeira pessoa pelo autor; é uma missão de coragem. 
Há ao longo da obra uma vontade de sistematizar ideias e conceitos, uma vontade de unir pontos dispersos da história desta prática musical. Muito deste trabalho de sistematização resulta de deduções e de opiniões que o autor procura solidificar a partir de fontes primárias, secundárias e até de observações da sua vivência ou da de actores do meio com quem foi contactando ao longo da sua vida de “músico filarmónico".

quinta-feira, 25 de junho de 2020

NOVIDADE: A QUESTÃO DO GÉNERO E OS INSTRUMENTOS DE REGULAÇÃO INTERNACIONAL: A AGENDA MULHERES, PAZ E SEGURANÇA NA GNR

Estará brevemente disponível em livraria o livro A Questão do Género e os Instrumentos de Regulação Internacional: A Agenda Mulheres, Paz e Segurança na GNR, da autoria de Luís Malheiro.
Este livro é o resultado de um trabalho de investigação e venceu o prémio Mérito de Investigação 2020 da Cátedra Bernardo de Sá Nogueira, da Academia Militar.
Esta publicação é uma co-edição Academia Militar/Fronteira do Caos Editores.