sexta-feira, 13 de setembro de 2019

SUGESTÃO DE LEITURA: 38 COMPANHIA DE COMANDOS - OS LEOPARDOS - A HISTÓRIA

Sugerimos vivamente a leitura do livro 38 Companhia de Comandos, Os Leopardos, que nos revela a acção desta unidade militar em combate na Guiné.

Esta sub-unidade de Comandos, possui um palmarés impressionante e é com orgulho que ostenta no seu guião a condecoração, da Medalha Militar da Cruz de Guerra de 1.ª Classe (colectiva). Ainda e bem revelador do enorme esforço operacional a que foi chamada, chora onze caídos no Campo de Honra pela Pátria que em todas as suas cerimónias recorda e homenageia.
Recordar uma história tão rica em episódios onde a dedicação e o heroísmo ombreiam com a abnegação e o espírito de sacrifício foi, para mim, um exercício exaltante pois tive o privilégio de no Batalhão de Comandos da Guiné (BCmdsG) ter podido comandar operações em que a «Tremenda 38» tomou parte, cumprindo sempre de maneira distinta as missões que tinha de levar a cabo. Lembro, especialmente, o seu desempenho na Operação Galáxia Vermelha no Cantanhez Sul, onde um seu Grupo de Combate enfrentou, em inferioridade numérica, uma unidade do PAIGC, numerosa, bem armada e equipada que emboscada, iniciou a acção com total surpresa. A reacção das NT, pronta, determinada e valorosa, obrigou o IN que sofreu pesadas baixas, a retirar em debandada.
Um livro que irá perpetuar a memória destes homens e ao mesmo tempo uma homenagem a todos quantos deram o seu sangue, suor e lágrimas, num conflito travado em condições de extrema exigência.
Boas leituras!


quinta-feira, 12 de setembro de 2019

SUGESTÃO DE LEITURA: A GRANDE GUERRA NO ATLÂNTICO PORTUGUÊS

A Grande Guerra no Atlântico Português, Vol I e II da autoria de António José Telo e Augusto Salgado são dois volumes que versam sobre um assunto pouco estudado em Portugal.
O papel do mar foi vital para todos os beligerantes durante o conflito e ditou a vitória para aqueles que conseguiram assegurar o seu controlo.
Nestes dois volumes que resultam de uma rigorosa investigação em arquivos internacionais, e profusamente ilustrados com imagens de alta qualidade, o leitor ficará a saber mais sobre esta dimensão do conflito nas suas diversas facetas. Da guerra submarina à componente aeronaval, da logística às missões de combate.
Absolutamente indispensável em qualquer biblioteca que se pretende completa sobre a Primeira Guerra Mundial.
Boas Leituras!