sexta-feira, 28 de setembro de 2012

O TÚMULO DE CAMÕES DE ANTÓNIO TRABULO

NOVIDADE
Já está disponível em todo o país o livro, O Túmulo de Camões, de António Trabulo.
O romance decorre no século XXI, com personagens bem contemporâneas e  com interesses diversificados, muito característicos dos nossos dias. Mas a atenção do leitor não se vai esgotar na sua contemporaneidade. Em O Túmulo de Camões é construída a ponte entre os Lusíadas e a Peregrinação.
Luís de Camões ilustrou uma das faces da epopeia. Glorificou a Expansão portuguesa,... Cantou os feitos heróicos, a honra e a coragem. Ao embarcar para o Oriente, levava na bagagem o conhecimento da literatura greco-romana. Valorizou-se, no contacto com povos diferentes e atingiu um sentimento de pertença universal. Se tivesse permanecido em Lisboa, não teria podido aliar ao seu talento a vivência que humanizou Os Lusíadas.
Fernão Mendes Pinto terá ido mais além. Pôs a descoberto o lado escuro da navegação e da conquista. Retratou os seus compatriotas tal como eram, com as qualidades e os defeitos ampliados pela exaltação da época.
As duas obras completam-se e permitem uma visão mais lúcida do Império Português do Oriente e, talvez, de nós próprios.


A PROVA POR RECONHECIMENTO EM PROCESSO PENAL DE BRUNO ALVES

NOVIDADE
Está diponível em todo o país o livro A Prova por Reconhecimento em Processo Penal da autoria de Bruno Alves, com prefácio de Fernando Negrão.
Como nos refere o autor do prefácio, «Este é um contributo inestimável de alguém que sabe bem o que escreve e porque o escreve, que conhece os conceitos e as reflexões doutrinárias e jurisprudenciais, mas não se coíbe de com consistência nos dar conta das suas experimentadas reflexões, apontando novos caminhos. Através deste Livro, percebe-se também que agora tudo se começa a ajustar. As Polícias aceitam a direcção do inquérito pelo Ministério Público, embora sem deixar de se afirmarem através do seu saber próprio, e o Ministério Público assume essa direcção com a convicção de que a investigação criminal é uma ciência que requer estudo e que as Polícias são essenciais para a sua realização.
Parte do produto da receita deste livro reverterá a favor da AMI.