sábado, 7 de março de 2020

SUGESTÃO DE LEITURA: A FRENTE INTERNA DA GRANDE GUERRA

Sugerimos vivamente a leitura do livro A Frente Interna da Grande Guerra. Com contributos de vários especialistas este livro aborda de forma rigorosa o ambiente político e militar existente em Portugal no início do século XX.
Como nos é dito no prefácio do livro: "Alguns negarão a existência desta frente, argumentando possivelmente que os combates travados se deram dentro de fronteiras e que aqui não estava presente o inimigo tradicional nas outras, ou seja, a Alemanha e os seus aliados. A verdade é que, entre 1914 e 1919, Portugal viveu numa situação de elevada instabilidade e confrontos violentos quase permanentes.
Neles se incluem três dos confrontos mais sangrentos de toda a 1ª República (as chamadas revoluções de Maio de 1915, Dezembro de 1917 e a chamada guerra civil de 1919); inúmeros golpes e pronunciamentos, desde o Movimento das Espadas de começos de 1915, às revoltas anti-sidonistas de 1918; amotinações no seio das Forças Armadas e de segurança, como recusa de obedecer a ordens, recusa aos embarques, levantamentos de ranchos, etc.; confrontos violentos em todos os anos um pouco por todo o Portugal, tanto nas cidades como nas zonas rurais, mas concentrados em Lisboa, onde se incluem movimentos únicos, como a revolução da batata, vagas de assaltos coordenados, greves violentas com intervenção das Forças Armadas, assaltos a comboios, etc., etc..."
Um livro fundamental para o conhecimento da história recente de Portugal.
Boas Leituras!

quinta-feira, 5 de março de 2020

SUGESTÃO DE LEITURA: DA GUINÉ PORTUGUESA À GUINÉ BISSAU - UM ROTEIRO


A Guiné Bissau atravessa mais um período conturbado da sua história.
Para ajudar a compreender o que está em causa sugerimos aos nossos amigos a leitura do livro Da Guiné Portuguesa à Guiné Bissau - Um Roteiro, da autoria de Francisco Henriques da Silva e Mário Beja Santos. 
Neste volume o leitor encontrará muita informação que vai ajudar a enquadrar a actual situação política vivida na Guiné.
Boas Leituras!

terça-feira, 3 de março de 2020

SUGESTÕES DE LEITURA: SOLDADOS PORTUGUESES NA GRANDE GUERRA


Hoje, sugerimos aos nossos amigos dois livros sobre a vida de soldados portugueses na Grande Guerra.
Em primeiro lugar o recentemente editado Memórias de um Alienado da Guerra, da autoria de Miguel Ramalho que nos dá a conhecer o percurso de um voluntário natural do Barreiro.
Neste livro ficamos a conhecer a vida dura, não só no teatro de operações, mas igualmente no Portugal do início do século XX.
Um livro envolvente que muito em breve estará disponível em livraria.
Em segundo lugar sugerimos o livro Com a Vida Tão Perdida, Diário de um Prisioneiro na Primeira Guerra Mundial, da autoria de Fernando Rita.
Para além de um excelente enquadramento geral ao conflito neste livro ficamos a conhecer o que foi o dia a dia de um prisioneiro de guerra num campo de prisioneiros alemão.
Dois livros fascinantes que tratam sobre um lado frequentemente esquecido do grande drama que é a guerra. A vertente humana.
Boas Leituras!