terça-feira, 12 de dezembro de 2023

NOVIDADE: BENTO XVI - O PAPA DA HUMILDADE


Nestas páginas, relata-se a impressionante história de uma criança que nasceu no seio de uma família pobre, um jovem que vivenciou os horrores da II Guerra Mundial e do hediondo nazismo, que fez serviço militar, mas, sempre que podia, fugia e escondia-se para estudar.

Narra-se a vida de um sacerdote e professor enérgicos que atraíam os paroquianos e os jovens estudantes. Apresenta-se, ainda, o Bispo e Cardeal em circunstâncias absolutamente adversas; o intelectual e teólogo católicos que se deram a conhecer ao mundo da cultura e da hierarquia da Igreja Católica como imprescindíveis. Ratzinger foi uma espécie de «Cristiano Ronaldo da Teologia», cobiçado pelas melhores Faculdades de Teologia do mundo.

Esta é, também, a história de um homem sereno, com uma Fé à prova de bala e até ao fim dos seus dias. É a história de um Homem e Papa que alguns já apontam como o próximo Santo da Igreja. Inclusivamente, há relatos de Portugueses que mudaram a sua vida e se viram reforçados na Fé graças ao contacto que tiveram com o Papa alemão.