terça-feira, 19 de maio de 2020

SUGESTÕES DE LEITURA: FORÇAS ARMADAS PORTUGUESAS NOS BALCÃS




Hoje sugerimos aos nossos amigos um conjunto de livros sobre os Balcãs, mais concretamente sobre a presença de forças militares portuguesas na região.
O livro Testemunhos de 14 Anos de Forças Nacionais Destacadas no Kosovo é talvez o livro mais completo sobre o assunto e reflecte as experiências, e o ponto de vista, dos militares envolvidos nas operações.
O livro Bósnia 96 é um belo livro, repleto de fotos de alta qualidade, sobre a participação portuguesa na Bósnia em que são abordadas praticamente todas as valências do Exército Português no teatro de operações. Um verdadeiro clássico da literatura sobre o tema. 
O livro Satrapia do Kosovo embora não trate especificamente sobre a temática proposta constitui um excelente manual para a compreensão do que esteve em causa e reflecte a visão de um diplomata de carreira fortemente envolvido no processo negocial.
O livro O Beijo da Quissonde conta-nos histórias pouco conhecidas que o autor viveu na região onde esteve presente, no terreno, como oficial Comando. 
São 4 livros fundamentais para todos aqueles que deseja saber mais sobre as forças armadas portuguesas e a sua participação nas missões de apoio à paz.
Boas Leituras!


Sem comentários:

Publicar um comentário