sábado, 8 de junho de 2019

SUGESTÕES DE LEITURA: BÓSNIA 96 E A SATRAPIA DO KOSOVO


Sugerimos a leitura de dois livros sobre o maior drama na Europa no pós Segunda Guerra Mundial: o conflito dos Balcãs.
O primeiro livro, Bósnia 96, é sobre a participação portuguesa na missão de apoio à paz na Bósnia que foi até à data a maior, em número de efectivos, projecção de forças para fora do território nacional.
Profusamente ilustrado com imagens de alta qualidade, o presente livro é uma justa homenagem a todos quantos deram o seu contributo para a ajudar a mitigar um conflito cujas consequências ainda hoje se fazem sentir.
Sugerimos igualmente a leitura do livro A Satrapia do Kosovo da autoria do embaixador José Manuel Arsénio sobre a questão do Kosovo. O autor participou nas negociações e neste livro, para além de um excelente enquadramento histórico, são reveladas algumas considerações surpreendentes acerca do problema kosovar.
Indispensáveis para a compreensão da questão balcânica.
Boas Leituras!

sexta-feira, 7 de junho de 2019

DE TRÁS-OS-MONTES A ANGOLA, TRAJECTÓRIAS IMPROVÁVEIS DE FERNANDO BESSA

De Trás-os-Montes a Angola, Trajectórias Improváveis da autoria de Fernando Bessa revela-nos o improvável percurso de um jovem transmontano que ingressou na vida militar, nas operações especiais, onde fez carreira. Mais tarde já como oficial da GNR esteve envolvido numa série de missões internacionais em regiões de grande complexidade, tais como o Iraque, e depois em Angola.
Este livro descreve-nos essas experiências fortes.
Um livro envolvente e arrebatador!
Boas Leituras!