quinta-feira, 14 de maio de 2020

SUGESTÕES DE LEITURA SOBRE HISTÓRIA MILITAR DO BRASIL



Hoje sugerimos aos nossos leitores um conjunto de livros sobre história militar do Brasil. Dos primórdios da presença portuguesa ao século XIX.
Em primeiro lugar o superlativo O Brasil Colonial, Tropas e Uniformes 1500-1822, de René Chartrand. Neste volume o autor analisa a vertente dos uniformes com rigor, para além de focar alguns dos momentos mais importantes da história do Brasil. Profusamente ilustrado com fotos a cores e a preto e branco este livro é talvez o mais acessível manual em língua portuguesa sobre este tema. 
De Marisa Bacalhau sugerimos Gaturamo, Os Regimentos da Europa na Reconquista do Rio Grande do Sul. Este livro, resultado de uma tese de mestrado, analisa com entusiasmo e vivacidade não só as principais operações militares, mas versa igualmente sobre aspectos menos conhecidos da história militar, tais como a logística e a cultura, só para citar alguns.
O livro Uniformes de 1764, da autoria de Pedro Soares Branco, é por nós sugerido porque trata sobre um dos mais abrangentes planos de uniformes, da responsabilidade do Conde de Lieppe, e que esteve em vigor até ao conflito napoleónico. A sua influência no Brasil foi grande. Este livro é um excelente complemento aos dois livros acima sugeridos: O Brasil Colonial e ao Gaturamo.
Por último sugerimos A Conspiração de Pernambuco, da autoria de Pinheiro Chagas. Este livro maravilhosamente bem escrito é constituído por duas partes. A primeira em que o autor faz uma dissertação sobre a história do Brasil tendo como marco o século XVII, mais concretamente o período da Restauração de 1640. A segunda parte é constituída por uma bela história,  mais ou menos ficcionada, em que o autor, com mestria, desenvolve um enredo admirável da dura guerra para a recuperação deste território aos holandeses. A narrativa é envolvente. a trama política sofisticada, e as descrições dos combates notáveis.
Boas leituras!

segunda-feira, 11 de maio de 2020

COLECÇÃO - PENSAR PORTUGAL





Os autores que integram esta colectânea fazem parte daquela geração de portugueses que, lutando contra fortes ventos adversos, tentaram sempre, com elevado sentido crítico e patriótico, desbravar os caminhos que dessem ao país a possibilidade de se desenvolver, nos planos social, económico e intelectual.
Mas o que mais impressiona nestes livros é a sua espantosa e deveras preocupante actualidade.
Praticamente todos eles (autores) são unânimes em apontar a imoralidade dos governantes, sempre escudada na impunidade; a resignação fatalista e a subserviência medrosa dos governados; a falta de verdadeiros estadistas, assim como o cinismo e a inépcia dos poderes públicos; a inveja e o egoísmo; a repugnância pelo trabalho, mas também a profunda indiferença pelo pensamento e pela discussão crítica.
Boas Leituras!