sexta-feira, 3 de maio de 2019

SUGESTÕES DE LEITURA: O OLHO DO FURACÃO E RELATÓRIOS SECRETOS DO FIM DO IMPÉRIO



Sugestões de Leitura: O Olho do Furacão - o fim do fim - Timor, de António Barrento.

O autor que viveu os dramáticos acontecimentos vividos em 1975, quando da retracção do dispositivo militar português e da subsequente invasão pelas forças indonésias, deixa-nos este legado em que nos fala desses momentos, mas também dos dias do fim do império. Como só os grandes autores sabem fazer.
A segunda sugestão Relatórios Secretos do Fim do Império, da autoria de Marcus de Noronha da Costa, fala-nos também dos dias do fim, mas em Moçambique. O autor compilou uma série de documentos que poderão trazer algo de novo ao conhecimento da situação política, e militar, no então teatro de operações moçambicano.
Boas leituras!

quinta-feira, 2 de maio de 2019

SUGESTÃO DE LEITURA: UNIFORMES DE 1764 E GATURAMO, OS REGIMENTOS DA EUROPA NA RECONQUISTA DO RIO GRANDE DO SUL




Sugerimos vivamente dois livros de história militar que tratam de assuntos pouco conhecidos.
O livro Uniformes de 1764, da autoria de Pedro Soares Branco, versa sobre uma temática determinante para a história dos uniformes militares portugueses por corresponder à adopção de um novo plano mais conhecido pelo «plano do Conde de Lieppe». Este plano geral de uniformes definiu a aparências dos militares portugueses até às invasões francesas. 
O livro Gaturamo, Os Regimentos da Europa na Reconquista do Rio Grande do Sul, de Marisa Bacalhau, desenvolve-se em torno dos acontecimentos militares que culminaram com a reconquista do Rio Grande do Sul, Brasil, em 1776.

Nesta reconquista estiveram activamente empenhados os corpos militares de Moura, Bragança e Estremoz, liderados pelo Tenente-General Böhm. 

Uma vez no Brasil, participaram em importantes confrontos bélicos onde obtiveram resultados notáveis. Um tema pouco explorado sobre a história militar portuguesa e que nos dá referências muito interessantes sobre a acção do exército no Brasil do século XVIII.
Boas Leituras!

terça-feira, 30 de abril de 2019

SUGESTÃO DE LEITURA: UNIFORMES DO EXÉRCITO PORTUGUÊS 1885-1887 E REVOLVER ABADIE


Escritos por dois especialistas e profusamente ilustrados com imagens a cores e a preto e branco os dois livros que agora recomendamos são indispensáveis para o conhecimento dos uniformes e armamento regulamentar do Exército Português.
Boas Leituras!