sábado, 7 de março de 2020

SUGESTÃO DE LEITURA: A FRENTE INTERNA DA GRANDE GUERRA

Sugerimos vivamente a leitura do livro A Frente Interna da Grande Guerra. Com contributos de vários especialistas este livro aborda de forma rigorosa o ambiente político e militar existente em Portugal no início do século XX.
Como nos é dito no prefácio do livro: "Alguns negarão a existência desta frente, argumentando possivelmente que os combates travados se deram dentro de fronteiras e que aqui não estava presente o inimigo tradicional nas outras, ou seja, a Alemanha e os seus aliados. A verdade é que, entre 1914 e 1919, Portugal viveu numa situação de elevada instabilidade e confrontos violentos quase permanentes.
Neles se incluem três dos confrontos mais sangrentos de toda a 1ª República (as chamadas revoluções de Maio de 1915, Dezembro de 1917 e a chamada guerra civil de 1919); inúmeros golpes e pronunciamentos, desde o Movimento das Espadas de começos de 1915, às revoltas anti-sidonistas de 1918; amotinações no seio das Forças Armadas e de segurança, como recusa de obedecer a ordens, recusa aos embarques, levantamentos de ranchos, etc.; confrontos violentos em todos os anos um pouco por todo o Portugal, tanto nas cidades como nas zonas rurais, mas concentrados em Lisboa, onde se incluem movimentos únicos, como a revolução da batata, vagas de assaltos coordenados, greves violentas com intervenção das Forças Armadas, assaltos a comboios, etc., etc..."
Um livro fundamental para o conhecimento da história recente de Portugal.
Boas Leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário