quarta-feira, 13 de novembro de 2013

NA SOMBRA DO EXPEDICIONÁRIO, A VIDA EM COMBATE DE SOLDADOS PORTUGUESES NA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

Vai estar disponível nas livrarias de todo o país, durante o mês de Novembro, o livro Na Sombra do Expedicionário, a Vida de Soldados Portugueses na Primeira Guerra Mundial da autoria de Fernando Rita. 
Baseado em documentos da época, nomeadamente diários pessoais dos combatentes, o autor reconstitui o dia a dia do militar nos três teatros de operações em toda a sua dureza: França, Angola e Moçambique.
Mas o livro não se esgota a este nível. Como nos refere o autor do prefácio:

"Havia pouco tempo que o soldado deixara de morrer pelo Rei. Agora a República ensinava-o a morrer pela Pátria. Nesta Grande Guerra, porém, ele aprendeu que essa Pátria se defendia também longe do berço natalício, havendo que fazê-lo no coração da Europa e na África profunda. Os relatos e vivências seleccionados e descritos pelo Major Rita, conduzidos pelas Forças Armadas Portuguesas, em três frentes, mostram de uma forma realista, envolvente e emotiva, as várias situações vividas pelos militares portugueses na frente do campo de batalha, no início do século XX. Trata-se de um livro sobre o Homem, o ambiente político, estratégico e táctico e as circunstâncias da guerra, mais propriamente sobre as consequências directas dessas circunstâncias, sobre o próprio homem que tem que a fazer e sofrer. O Homem enquanto Combatente. Neste caso, Combatente pela Liberdade. A obra deixa claramente evidenciar o desumano e o absurdo da guerra, independentemente do onde, como, com que meios e a razão que a desencadeia. É mais uma obra que apresentando factos, evidenciando o valor e a coragem dos protagonistas, nos conduz à evidência de que só a Paz vale a pena." 
(Do Prefácio pelo General Joaquim Chito Rodrigues)

Um livro surpreendente e original, editado nas vésperas das comemorações do Centenário da Primeira Guerra Mundial, que irão ter início em 2014. 
Boas Leituras!  

Sem comentários:

Enviar um comentário