No momento em que se comemora o final do primeiro conflito à escala global sugerimos aos nossos amigos um conjunto de livros que versam sobre o fim da monarquia em Portugal, a Primeira República e a Primeira Guerra Mundial.
De João de Andrade Corvo o superlativo Perigos que antevê a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, a ascensão estratégica dos Açores e o surgimento de uma nova ordem mundial. De Augusto Fuschini sugerimos O Presente e o Futuro de Portugal que versa sobre a situação no final da monarquia e principalmente a situação política e económica do final do século XIX. Também desse período cronológico sugerimos uma antologia de textos, Portugal em Crise, de grandes pensadores do final da monarquia que retratam, de forma por vezes dura, a conjuntura política, social, e económica de Portugal.
Estes livros ajudam a compreender Portugal nas vésperas do grande conflito mundial.
Sobre a Primeira República sugerimos o recente livro Sidónio Paes, Herói e Mártir da República que nos dá uma polémica visão sobre Portugal durante o conflito.
Sobre a Primeira Guerra propriamente dita sugerimos A Grande Guerra no Atlântico Português (Vol I) que trata sobre um tema pouco explorado na historiografia nacional. A importância do mar no conflito.
Sobre o teatro de operações da Flandres sugerimos Com a vida tão Perdida que estuda o diário de um combatente feito prisioneiro em 1918.
Todos estes livros ajudam a integrar a complexa realidade do início do século XX, nomeadamente em Portugal, e da Primeira Guerra Mundial.
Boas Leituras!
Sem comentários:
Enviar um comentário