sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

A MORTE QUE VINHA DO MAR DE AMÂNDIO BARROS


A Morte que Vinha do Mar de Amândio Barros resulta de um trabalho de investigação cuidado e que nos conduz, como nos refere Manuel Pizarro no seu prefácio; "... numa viagem apaixonante pelo Porto dos séculos XV a XVII, desocultando documentação de enorme importância histórica sobre as questões da saúde e, em especial, sobre o tema da sanidade marítima.
É um livro erudito, que revela o enorme esforço do autor no estudo e análise dos fenómenos da saúde e da doença na Europa pós medieval, e que sustenta as suas afirmações numa vasta e diversificada bibliografia. É um livro inovador, que traz até nós documentação até agora desconhecida e uma abordagem profunda sobre a realidade portuária e a sua relação com as questões sanitárias.
Mas, ao mesmo tempo, é uma história. A história de um Porto, cidade aberta ao Mundo desde os tempos medievos. Um Porto que ainda no século XIV "já se tornara um entreposto internacional". Uma cidade sempre ciosa da sua autoridade e da sua capacidade de intervenção. Um burgo capaz de intervir activamente de modo a integrar "o conjunto de sítios seguros, pelas purgas e quarentenas que aplicava à generalidade das embarcações". Um Porto que, desde tempos ancestrais, combinava assim o seu cosmopolitismo com uma identidade que lhe conferia força e legitimidade".
Boas Leituras!





segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

MORTE OU GLÓRIA HISTÓRIA DO REGIMENTO DE LANCEIROS Nº2 (1833-1974 )

Estará disponível durante esta semana nas livrarias de todo o país, o livro Morte ou Glória, História do Regimento de Lanceiros Nº2 (1833-1974), da autoria de António Marcos Andrade. Profusamente ilustrado, com imagens de alta qualidade, muitas delas inéditas, este livro revela-nos o passado ilustre de uma unidade militar que marcou a história de Portugal. Boas leituras!