quinta-feira, 29 de julho de 2021

NOVIDADE: BRAGANÇA E O TEMPO DO SENHOR DO BAIRRO, A CIDADE NA HISTÓRIA E HISTÓRIAS DE BAIRRO






                
Estará brevemente disponível nas livrarias o livro Bragança e o Tempo do Senhor do Bairro, A Cidade na História e Histórias de Bairro, da autoria de Abílio Lousada. Esta publicação tem igualmente importantes contributos de Susana Cipriano (fotografia) e Óscar Lousada (ilustrações), facto que lhe confere um carácter original.

 Bragança e o Tempo do Senhor Bairro. A Cidade na História e Histórias de Bairro está dividido em duas partes e quatro capítulos. A primeira parte refere-se a momentos históricos marcantes de Bragança e a segunda remete para ambientes quotidianos dos bairros típicos da cidade, apresentando o extinto Bairro São de Deus como protagonista.

A Cidade na História recupera as origens da urbe no contexto da fundação de Portugal, caracteriza a Casa de Bragança e biografa os respetivos duques, discorre sobre o envolvimento da região durante a Restauração de Portugal, enaltece a luta das populações contra os franceses em 1808, revive a dádiva de sangue feita com heroísmo na Flandres, aquando da participação de Portugal na Grande Guerra 1914-1918. O século XX brigantino foca a nostalgia da linha do Tua e o papel desempenhado pelo conselheiro Abílio Beça, exalta o Abade de Baçal, príncipe da cultura nordestina, lastima a extinção da tropa no distrito, acompanha a transição de Bragança para a modernidade, olha a determinação do Bispo D. António José Rafael e a construção da nova catedral e apresenta o esplendor das rotundas temáticas.

Através do Tempo do Senhor Bairro, relembra vivências e tradições dos anos 1960-1980, concretamente a escola primária, a vindima, a matança do porco, a quadra do Natal e da Páscoa, o Entrudo, festas e romarias, os jogos do Fito, Paus, Ferro, Relha, e de cartas como a Sueca, o Chincalhão e a Batota. Individualiza ainda divertimentos e ocupação de tempos livres dos mais novos, desde o ir para o rio, caçar pássaros e jogar matraquilhos, aos jogos do Prego, Pião, Bilharda, Esconde Esconde ou Macaca. O livro termina com a parte «pitoresca» do conteúdo literário, acontecimentos da vida real onde, entre outros ambientes e gentes, damos a conhecer a história de vida completa de uma das figuras mais emblemáticas de Bragança – O Carlinhos da Sé. São histórias que representam a humanidade e a singularidade de bairristas à boa moda da Bragança de outros tempos. 

Boas Leituras!