quinta-feira, 17 de junho de 2021

NOVIDADE: ESTRATÉGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA, DO PLANO À ACÇÃO


 Nesta obra são apresentados os conceitos essenciais para um planeamento e uma ação estratégica eficaz. A reflexão é de cariz prático.

Na Primeira Parte é analisada a importância de um bom design do planeamento, a teoria dos jogos, a teoria da complexidade, a teoria do caos, os conceitos de liderança, de inteligência emocional e de programação neurolinguística, partindo do plano à ação estratégica de sucesso. São analisados alguns casos, desde George Floyd, o afroamericano que faleceu asfixiado numa intervenção policial nos EUA, até ao famoso desaparecimento de Madeleine Mccann, bem como as relações de poder da justiça, entre outros. No fim de cada Capítulo é apresentada uma lição a reter.
Na Segunda Parte é apresentada uma reflexão sobre o planeamento e a ação estratégica para uma boa gestão da pandemia, e são analisadas as principais fragilidades na gestão da atual crise pandémica, mas também são refletidas as soluções e as perspetivas de futuro. A inexistência de um planeamento estratégico de longo prazo no nosso país, ao nível político, económico e social, inviabiliza que possamos prever e precaver as ameaças e as crises futuras.

Estratégia é saber prever. Boa estratégia é saber escolher, para melhor vencer.