segunda-feira, 18 de março de 2013

INÊS DE CASTRO DE FAUSTINO DA FONSECA



Estará disponível esta semana a 3ª edição do livro Inês de Castro de Faustino da Fonseca.
 Por muitos considerada uma das mais belas histórias de amor de sempre, a trágica paixão entre Pedro e Inês continua a comover pela sua força e intemporalidade. Os seus amores foram tema de inspiração de alguns dos maiores vultos das letras nacionais, que os cantaram em páginas sublimes. Intriga, ódio, ternura, inveja, conflito de interesses... eis alguns dos ingredientes do drama, tal como em todos os grandes romances.
Nesta obra, a mais completa alguma vez escrita em língua portuguesa sobre Pedro e Inês, o autor, enreda-nos nos meandros políticos da época, sem os quais não é possível uma plena compreensão do drama. Uma história de amor, onde as razões de Estado justificam o trágico rumo dos acontecimentos.
 Começa este livro assim: «Soara há muito a última badalada das trindades nas alterosas torres da Sé. Era portanto noite velha na pequena Lisboa medieval. Ao pôr-do-sol ficavam encerrados nos seus bairros os mouros e os judeus. Os habitantes cristãos fechavam receosos as portas e as janelas. Era perigoso sair de noite nesse tempo de bárbaros costumes. A rua tornava-se o campo livre de todo o género de malfeitores. Apenas um cavaleiro ia subindo a íngreme encosta que conduzia à Sé. Ao passar por diante do largo pórtico românico da velha catedral embuçou-se ainda mais, temendo ser visto pelos mendigos acoitados ali». Boas Leituras!